Medindo o sucesso da Mídia Social e o ROI

A mídia social gera valor para uma marca. Mas quão claramente podemos ver isso?

Profissionais de marketing e clientes geralmente cometem o erro de bloquear os resultados de mídia social em uma caixa focada em métricas de vaidade e esperar que seu ROI se traduza diretamente em vendas ou conversões. Na maioria das vezes, as mídias sociais desempenham um papel maior e mais estratégico no começo e no meio da jornada do comprador, e não tão taticamente no final, ou diretamente canalizando uma transação.

O termo “mídia social” refere-se a uma poderosa coleção de plataformas, mídia e conteúdo. Desde sites onipresentes como Facebook, Twitter e Instagram, a plataformas de nicho como Pinterest, Tumblr, Reddit e plataformas que fluem como o Vine, as mídias sociais se posicionam no coração do marketing, publicidade e relações públicas. E as marcas podem canalizar isso para otimizar sua própria agenda de marketing.

Mulher, usando, telefone móvel, social, mídia, conceito Foto gratuita

Os benefícios das mídias sociais para empresas

 

A mídia social é sobre relacionamentos – criando conversas e interações que seriam impossíveis em qualquer outro cenário. Também é qualitativamente inato, reunindo uma combinação de construção da estética da sua marca com gerenciamento da comunidade e atendimento ao cliente, relações públicas e exposição e narrativa e marketing. Os benefícios de SEO das mídias sociais incluem todos esses backlinks para seu site e blog para ajudar o Google a classificá-lo ainda mais nos resultados de pesquisa.

 

Mídias sociais e marketing digital

 

Verifique se você está pensando globalmente com o gerenciamento de mídia social como parte de sua estratégia geral de marketing digital. Para uma empresa que se aprofundou nas mídias sociais ou mesmo para uma já estabelecida em várias plataformas, é essencial colocar as mídias sociais para trabalhar como parte de um plano estratégico de marketing integrado para colher todos os benefícios. A interação consistente entre as plataformas escolhidas e a geração de experiências autênticas ajudarão a criar um portfólio de mídia social mais robusto e, por sua vez, produzirão crescimento e sucesso de outras maneiras.

 

Marketing de Negócios nas Mídias Sociais

 

As empresas estão se reunindo para implementar e manter com sucesso sua presença nas mídias sociais. E isso faz sentido particularmente com essas estatísticas:

  • Mais de 70% dos consumidores visitaram sites de mídia social para obter informações
  • 49% desses consumidores tomaram uma decisão de compra com base nas informações encontradas em sites de mídia social
  • 60% das pessoas no estudo disseram que provavelmente usariam sites de mídia social para passar informações a outros online

Equipe de jovens de diversas etnias fazendo brainstorming, discutindo planos de negócios e ideias de seu projeto comum, parecendo entusiasmados. Foto gratuita

Como impulsionar as vendas nas mídias sociais

 

É importante entender que a mídia social faz parte da jornada do comprador, mas raramente está na parte inferior do funil. De fato, muitos seguidores relatam que deixarão de seguir uma marca que publica muitas postagens direcionadas a vendas. Então, como você alcança seus clientes? Primeiro, verifique se você está nas plataformas em que eles estão. Inscrever-se no Instagram como uma empresa focada em B2B pode não fazer sentido. A pesquisa sobre o público-alvo e os principais públicos-alvo mostrará onde eles são mais ativos. Segundo, lembre-se de que você não precisa estar em todas as plataformas. É demorado e frustrante tentar ser tudo para todos.

 

Se você deseja promover seus produtos por meio de parcerias, pense além de trabalhar exclusivamente com influenciadores. Seus clientes existentes podem ser atraídos com brindes, descontos e acesso exclusivo. Procure seguidores que estão postando sobre sua marca em seu próprio feed e ofereça a eles algo especial para criar algumas postagens sobre seu produto. E compartilhe o conteúdo gerado pelo usuário (com permissão). Ele adiciona textura à sua presença e oferece ao gerente de mídia social ainda mais conteúdo para trabalhar!

Mais importante ainda, crie conteúdo que informe, eduque e envolva seu público. As plataformas de mídia social são um excelente local para guias de instruções ou informações para ajudá-los a usar melhor seus produtos. Se você vender serviços, considere postagens antes e depois, processe vídeos ou outras maneiras de mostrar visualmente seu impacto. Mas lembre-se, seu relacionamento nas mídias sociais com seus clientes é sobre como criar confiança, de modo que este não é o lugar para uma venda difícil. É um lugar para considerar a racionalização do processo de compra que pode ser uma barreira para a compra.

 

Medindo o sucesso nas mídias sociais

 

O sucesso nas mídias sociais começa primeiro, determinando como medi-lo. Seja conscientização da marca, crescimento, engajamento, taxa de cliques, etc., a marca precisa primeiro decidir em qual meta focar (conscientização, engajamento, tráfego, fãs, reputação, compartilhamento de voz) e criar um plano estratégico sobre como para atingir esse objetivo.

Com objetivos claros, sua empresa pode alinhar sua estratégia geral de marketing com uma variedade de elementos digitais – incluindo mídias sociais – para esclarecer seus objetivos. Após a determinação de seus objetivos, reserve um tempo para conectar sua mídia social à sua presença na Web, configurando o Google Analytics para rastrear referências e conversões para amarrar melhor seus sucessos às suas plataformas. Com o tempo, a análise de dados mostrará a relação entre as mídias sociais, o tráfego e o comportamento da Web .

Mãos com laptop e mapa de mundo virtual Foto gratuita

ROI de mídia social

 

Além do tráfego, geração de leads e conversão, como as mídias sociais podem provar valor para uma empresa que produz uma jornada de compra mais longa e mais complexa do que a maioria? A ressonância e a visibilidade desempenham um papel crítico na escolha do consumidor pela compra. É difícil vincular uma venda direta, mas o sentimento em torno das postagens, o grande volume de usuários falando sobre uma marca e o ambiente em que sua marca está nas plataformas digitais são cruciais como parte de uma estratégia digital.

As empresas devem ganhar uma tração incrível com os clientes atuais e potenciais por meio de uma forte presença nas mídias sociais . Ao fazer com que os clientes sintam que são mais do que vendas e números como parte de um processo maior, as empresas podem criar um forte senso de lealdade e criar advogados, como visto pela Apple, BMW, Starbucks e muito mais.

A mídia social é uma ferramenta poderosa quando bem executada . Quando não está, pode acabar tendo um impacto negativo nos seus negócios. Não sabe por onde começar, como contar a história da sua marca nas mídias sociais e todos os elementos que a acompanham? A Helo Digital está aqui para ajudar. Entre em contato conosco hoje para ver como podemos ajudar.

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