5 dicas de comunicação para elevar o seu nível

Embora sejamos uma agência digital, nosso trabalho diário é fornecer soluções à pessoas. Sabemos que um incontável número de empreendedores sofrem na hora de fazerem-se entender e estabelecer conversas agráveis. Por isso, o post de hoje é para vocês.

Dica: você está presente quando fala com outras pessoas?

Embora sejamos uma agência digital, nosso trabalho diário é fornecer soluções à pessoas. Sabemos que um incontável número de empreendedores sofrem na hora de fazerem-se entender e estabelecer conversas agráveis. Por isso, o post de hoje é para vocês.
Muitas pessoas perguntam: “Qual é o segredo para se comunicar bem?”. Depois de estudar seus rostos por um breve momento, a resposta usual deixa alguns perplexos: ” Estar emocionalmente presente”.
Não é apenas uma habilidade aprendida, isso está levando a comunicação para uma forma de arte. As pessoas que experimentam avanços no jogo de ouvir e falar, irão “estacionar” todos os seus pensamentos, remover a desordem interna e o ruído de suas cabeças, e envolver a outra pessoa com atenção completa e livre de distrações.
Aqui estão cinco maneiras de estar emocionalmente presente para que você possa ter conversas espetaculares que levam a avanços surpreendentes.

1. ESTEJA PRESENTE OUVINDO ATENTAMENTE.

Uma comunicação eficaz não é apenas falar; grandes comunicadores ouvem intuitivamente a história da outra pessoa, fazem perguntas e pesquisam conversas em busca de profundidade, significado e compreensão, tendo em mente suas necessidades.
Grandes comunicadores estão presentes e no momento. Eles não precisam falar sobre os outros para obter seu ponto de vista. Para citar a CEO da Popeye’s Louisiana Kitchen, Cheryl Bachelder ,
A maior distinção de um líder que serve os outros versus eles é a capacidade de ouvir. Quando você escuta, você ouve as objeções, ansiedades e medos das pessoas – e você também ouve as soluções.

2. SEJA PRESENTE SENDO REAL COM SEUS SENTIMENTOS.

Ser real e presente com seus sentimentos aparecerá em afirmações como: “Eu não estou certo de onde ir com isso, o que você faria na minha situação?” ou “Eu preciso de ajuda aqui”.
Obtê-lo ao ar livre cria um espaço para autenticidade e verdade. É isso que nós, como líderes, devemos modelar e replicar dentro de nossas organizações.
Se você estiver em uma função gerencial, ser sincero e emocionalmente honesto dá aos membros de sua equipe permissão para fazer o mesmo. Você experimentará mais conexão e conversas mais honestas como resultado.

3. ESTAR PRESENTE COM A INTENÇÃO DE DESENVOLVER CONFIANÇA.

Isso significa que, quando você se comunica, sua intenção é colocar o foco na outra pessoa. Obviamente, isso só pode acontecer se você aplicar o primeiro ponto dessa lista ao estabelecer rapport logo de cara. Você vai perceber que, quando você faz, outras pessoas se sentem seguras em sua presença, e você ganha influência.
Este não é um caminho para manipular futuras conversas. Sua intenção de desenvolver a confiança por estar mais presente e consciente dos pensamentos e sentimentos de outras pessoas deve vir do coração. É uma expressão genuína do seu desejo de dar e servir aos outros.

4. ESTEJA PRESENTE FALANDO “NO POSITIVO”.

Analise seus colegas conhecidos por serem positivos e felizes. Você prestou atenção em como eles falam? A maioria deles, você notará, abster-se de palavras, entonação ou tópicos de conversação negativos, porque eles sabem os efeitos estressantes que tem no seu bem-estar emocional. Eles ficam longe de dramas desnecessários, fofocas maliciosas e guerra psicológica.
Dica útil: quando você está presente e “no positivo”, ofereça ao outro feedback útil que capacite e eleve. Voltarei à influência – isso inspirará grandeza nos outros, criará confiança e gerará felicidade em sua própria vida.

5. ESTEJA PRESENTE COM SUA LINGUAGEM CORPORAL.

O que eu deveria ter feito é colocar isso no topo da lista. Por quê? Porque a comunicação não verbal é o caminho mais rápido para colocar as pessoas à vontade e desenvolver a confiança. Aqui estão as melhores técnicas para sua linguagem corporal:
  • Sorria com seus olhos. As pessoas podem ver através de sorrisos falsos. Sorrir com os olhos é quente e comunica aos outros duas coisas: você é uma pessoa segura e os outros podem ser abertos com você.
  • Combine sua linguagem corporal com sua mensagem. Este ajuste simples fará maravilhas para você e registrará positivamente com a outra pessoa. Se você está animado e feliz com a promoção de outra pessoa, sintae aja animado e feliz!
  • Preste atenção à sua postura. Má postura pode prejudicá-lo em uma transação, pois pode enviar a mensagem errada sobre a falta de confiança ou uma personalidade fechada. Pense em postura aberta (braços e pernas estendidos de maneira relaxada em vez de cruzados ou dobrados), o que demonstra confiança.
  • Assista seu espaçamento. Você já se sentiu desconfortável quando conversou com alguém porque ele estava invadindo seu espaço pessoal? Culturalmente na América, se você não está intimamente envolvido com a pessoa, isso não é não.
  • Mantenha contato visual. Se alguém evita o contato visual, você provavelmente vai perceber o desconforto da outra pessoa (o que pode ser um sinal de desonestidade). Se você está lidando com uma pessoa extremamente tímida, alivie seu desconforto fazendo perguntas que ajudarão a abrir a conversa. Normalmente, mantemos contato visual 30 a 60% do tempo. Mais do que isso é bem-vindo, pois significa que você está interessado no que a outra pessoa tem a dizer.
  • Espelhe o comportamento da outra pessoa. Você já esteve lá antes – a conversa está acontecendo e ambas as partes estão totalmente engajadas. Quando a mágica acontece, é comum ver ambos os lados imitando sutilmente a postura, a postura, os gestos ou a expressão facial um do outro. Isso porque espelhar comportamentos não-verbais cria a sensação de que você está na mesma página, o que transmite sentimentos de confiança
Por: INC

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